sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dia Internacional da Família


O Menino sem Lar

Era uma vez uma família constituída por cinco elementos, que parecia pequena, mas era grande e que viviam numa casa grande feita de palha. O pai, que era lenhador, chamava-se Manuel e a mãe, que era jardineira, chamava-se Joana. Os filhos, que eram o João, o Pedro e a Joana, brincavam na pobre casa feita de palha situada na floresta. Às vezes aparecia um menino, que não tinha pais, que brincava com eles às escondidinhas. Um dia, quando estavam a jogar, o menino perdeu-se na floresta e aleijou-se porque tinha caído e ficado ferido no joelho direito. Como caiu no meio do mato e não se conseguia mexer os amigos ficaram preocupados e foram à sua procura, só que não o conseguiram encontrar. À medida que o procuravam, apareceu-lhes um veado que estava quase a morrer. Eles tiveram pena dele e foram tratar do veado arranjando-lhe comida e no fim levaram-no à sua família. Depois de tratar do veado, seguiram à procura do menino e de repente começaram a ouvir gemidos. Era o menino a pedir socorro. Através do som os três irmãos conseguiram encontrar o menino, pegaram nele e levaram-no para sua casa. Com a ajuda dos pais, curaram-no e recomendaram-lhe que nunca se afastasse da casa deles.
A partir de então, o menino que não tinha família, entrou para esta, ficando a família mais numerosa e tornando-se uma família unida e feliz.


Texto elaborado pelos alunos da turma do 2º ano.

Recolha de lengalengas





Lenga dos dedos da mão

Pequenino

seu vizinho

pai de todos
fura bolos

e mata piolhos.


Este diz: quero pão

este diz: que não há

este diz: que Deus dará

este diz: que frutará

este diz: alto lá!



Texto:Carlos Miguel 2º ano Ilustração: Marta 2º ano

terça-feira, 12 de maio de 2009

Museu de Olaria de Barcelos



O Museu de Olaria, nascido numa região de fortes tradições cerâmicas, foi criado em 1963, após a doação de uma valiosa colecção recolhida pelo etnógrafo barcelense Joaquim Selles Paes de Villas Boas. Tendo, inicialmente, adoptado a designação "Museu Regional de Cerâmica", e mais tarde "Museu de Cerâmica Regional Portuguesa", o alargamento das suas colecções à olaria nacional fez com que a instituição se designasse simplesmente "Museu de Olaria"